Vista de Zahara. Na véspera do Titan havia sol no céu. |
O Titan é uma prova disputada no coração da Serra de Cádiz, com sede na vila de Zahara, que envolve toda a população. Mesmo não tendo competido percebi o carinho que aquela gente nutre pela sua prova e o que faz para que todos os atletas se sintam em família.
Durante a noite, e fora das previsões meteorológicas para o local, caiu uma tromba de água, a qual arrastou para as estradas da serra lama e pedras, tornando as mesmas inseguras para a prática do ciclismo e para a circulação das viaturas da organização. A isto acrescia o perigo de hipotermia. Andar a 1400m de altitude, vestido de licra, molhado a descer a boa velocidade, iria, seguramente fazer muitos estragos no pelotão. Recordem-se do que aconteceu há dois anos no Triatlo de S. Jacinto, ao nível do mar... Quantos sofreram de hipotermia?
Perante os factos e na defesa da segurança dos atletas, a organização decidiu transformar a prova num aquatlo - natação seguida de corrida, eliminando assim o segmento de ciclismo. As distâncias seriam de 4Km a nadar e 37Km a correr, subindo ao pico da serra - Las Palomas, voltando a descer e subindo de novo para a meta instalada em Zahara.
Confrontado com este novo figurino decidi não alinhar à partida. Durante a minha preparação para o Titan apostei, sobretudo, naquilo em que esta prova é mais exigente: o ciclismo. Sentia-me bem preparado para subir a serra de Cádiz. Já o mesmo não posso dizer no que respeita à natação e à corrida. As águas frias no mar, durante o Verão, afastaram-me da natação durante as férias. Não nadei, aquilo que considerava ser adequado para a minha preparação. Na corrida passou-se o mesmo. Um toque no tendão de Aquiles condicionou-me a preparação. Mas chegava para cumprir a distância da prova. Sabia contudo, que a minha preparação era insuficiente para aguentar o massacre que seria a descida de Las Palomas, sem um possível estrago físico.
E pronto. Foi assim que acabou o meu primeiro Titan Mesmo antes de começar! Para o ano há mais. Veremos se terei então condições e vontade de participar.
Para já está encerrada a paupérrima época de 2014, durante a qual competi apenas em três provas: Triatlo Longo de Lisboa, Triatlo de Oeiras e Iberman.
Estou assim em período de profunda reflexão sobre a minha época de 2015.
4 comentários:
Força Fernando, não te deixes abater, a próxima época será melhor com certeza!
Um abraço
Pelo pouco que te conheci em Zahara, posso dizer que a tua serenidade e força de vontade depois da discrição que me fizeste do teu Iberman, fazem falta no ambiente do triatlo, por isso arranja por aí uns objectivos para 2015, abraço
:-)
Obrigado Miguel. Seguramente surgirão.
Espero poder cumpri-los melhor do que em 2014 e, sobretudo, cruzar a meta em Zahara!
Ola Fernando, já te disse, há por aí tantas provas de corrida a pé bem interessantes...vem aos 100km do Sahara em 2015.
Enviar um comentário