domingo, 31 de agosto de 2008

Nike Human Race!


A Nike é, na minha opinião, a empresa de desporto que possui um conceito de marketing mais agressivo e bem conseguido. As corridas que organiza espalhadas pelo mundo e os conceitos que lhe estão associados parecem-me bastante interessants.

Assim, a Human Race deste 31 de Agosto não fugiu à regra. Contudo, em termos de organização as coisas não me pareceram com a perfeição de outras vezes, como por exemplo na bela Corrida do Tejo, que anualmente faz as delícias de muitos atletas.

Participei no evento com a Helena, em ritmo tranquilo, em que percorremos cerca de 10,5Km pelos trilhos do Estádio Nacional. Foi giro; foi diferente e deu para rever imensos amigos, alguns dos quais com quem não me cruzava há imenso tempo!

A t-shirt está muito bem conseguida e o conceito da Sport Band da Nike também... Enfim, mais uns bons momentos.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

História!



Fez-se história. Vanessa ganhou a primeira medalha olímpica do triatlo nacional! Um prémio para o trabalho e também para o talento. Um resultado justo que também premeia uma grande triatleta: Emma Snowsill.

O local onde decorreu a prova é simplesmente fantástico.

Amanhã são os homens, numa corrida que deverá ser bruta, com todos a tentarem "descarregar" o Gomez Noya.

domingo, 17 de agosto de 2008

Está quase!



Os dias 18 e 19 de Agosto estão cada vez mais próximos. Finais de triatlo. A feminina já na segunda-feira, a dos homens no dia seguinte! Por cá, na casa do Triatlo, os atletas ultimam os detalhes. Estão bem preparados e determinados para um bom desempenho! Agora é mesmo aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

Tenho encaixado uns trotes ligeiros nos momentos de disponibilidade e pouco mais. À água, fui apenas uma vez, pois o custo da piscina é demasiado caro para aquilo que acho justo pagar.


Ontem tive oportunidade de assistir, embasbacado, à final de 100m. A facilidade do Usain Bolt foi tão absurda, como interessante é o facto da maioria dos especialistas ser oriunda da zona das Caraíbas! Já hoje de manhã foi para ver o primo Phelps arrecadar o 8º ouro e entrar na história. Da face da emocionada mãe, sentada na bancada, corriam lágrimas, mas o caso não é para menos!

Queria deixar ainda referência para duas mulheres! A Dara Torres, uma moça da minha idade, que voltou à natação para sacar duas pratas nestes Jogos: nos 50m Livres, a apenas um centésimo de segundo do ouro (repito: um centésimo de segundo) e na estafeta de 4 X 100m Estilos. Curioso o facto da rapariga acabar de receber a medalha de prata dos 50m e sair a correr para o balneário, para voltar, segundos depois, equipada para a segunda prova do dia!

A outra é a Shalane Flanagan. Curiosamente, é também norte-americana e correu de forma inteligentíssima (nasceu no dia 08 de Junho... isso deve querer dizer algo) a prova dos 10.000m. De tal forma que arrumou com as quenianas e sacou um bronze. Uma loirinha entre as negras!

Bem... Dias 18 e 19, pelas 03h00 de Portugal Continental... já sabem... Triatlo ao mais alto nível com Vanessa, Bruno e Duarte!

Nota: o polo com que apareço vestido não é o mesmo. Tenho vários e vou trocando :-D

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Uma cidade fantástica


Os dois últimos dias em Pequim foram bastante movimentados! Na 4ª feira foi altura de montar por aqui, na casa do Triatlo, uma conferência de imprensa com os triatletas e técnicos nacionais. O evento foi bastante participado e os jornalistas ficaram com muita e boa informação para fazerem o seu trabalho.

Concluído o trabalho foi tempo de ir comer um escorpião até ao Centro de Pequim. Apesar do aspecto nojento, o bicho até é um artrópode como o camarão! Quanto ao sabor, sabe a coisa nenhuma! Enfim, hábitos de outras culturas... Eu só trinquei mesmo a ponta de uma pata!

O dia de ontem foi também passado em Pequim. Tivemos oportunidade de assistir à final de ginástica artística masculina e ao jogo de voleibol entre a China e o Japão. Dois eventos monumentais em cenários monumentais, com a sorte de a China ter vencido ambos, contribuindo para um ambiente inesquecível. "Zhong Guo jia you"!!!!


Decidimos trajar-nos a rigor, seguindo a máxima "na China faz como os chineses" e adornámo-nos com umas fitas de cabeça para apoiar o país anfitrião. Acabámos a jantar num restaurante tradicional, um fantástico "Pato à Pequim". A refeição, para três, chegava para cinco e custou-nos menos de €10,00.

A grandiosidade da China e a simpatia do povo são uma constante. Ainda que simpáticos e prestáveis, tem uma forma de pensar as coisas diferente da nossa o que, na maior parte dos casos complica a comunicação, situação que, à boa maneira portuguesa vamos ultrapassando.

De qualquer forma, deixo a sugestão de aprenderem mandarim. A China é o futuro, se é que não é já o presente!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Mais um dia em Beijing!


Hoje, pela primeira vez, consegui sair do resort onde estamos alojados. O chineses são um povo curioso. Disponíveis, voluntariosos, mas com grande incapacidade para se expressarem e compreenderem outra, que não seja a sua língua. Talvez por isso tenhamos tido a necessidade de consumir mais de 3 horas para pagar o nosso alojamento...

Assim, hoje foi dia de visitarmos a Aldeia Olímpica. É algo com uma dimensão fabulosa, onde nos cruzamos com grandes vedetas do desporto mundial, como Michael Phelps ou Tyson Gay. O primeiro depois do bife ao almoço e após posar com o David, foi para dentro de água bater mais um recorde do Mundo...

Depois de ontem conseguir nadar às 22h30 da noite hoje foi dia de corrida por aquilo que será o percurso do segmento de ciclismo das provas de Triatlo. O local é grandioso, como quase tudo aqui na China. O trajecto é bem duro, com subida e descida ao topo do paredão da barragem onde decorrerá a natação e ainda mais uma longa e íngreme subida que tornará o ciclismo bastante selectivo. O asfalto é imaculado e limpo diariamente, pois aqui na China, para qualquer que seja necessário realizar há sempre uma dezena de chineses disponíveis e neste tipo de regimes há que manter as pessoas ocupadas.

Fica ainda o registo da fantochada que foi a chegada à China da equipa norte-americana de ciclismo, todos protegidos com uma máscara. Para quê? Sinceramente são desnecessárias, ridículas e desrespeitosas para os anfitriões.

Os triatletas portugueses estão tranquilos e a cumprir o seu planeamento. Creio que todos eles estarão em condições para dar o seu melhor nas provas olímpicas. Fiquemos a torcer.

A foto é das mascotes montadas na Aldeia Olímpica.

Vale a pena espreitar o blogue do David Vaz.

domingo, 10 de agosto de 2008

Em directo de Beijing



Cheguei há poucas horas a Beijing!
A comitiva do Triatlo está boa e recomenda-se. O tempo, esse está feio! Ainda não vi o sol, chove há horas e até troveja! A segurança é extrema. Controlos e detectores de metais por tudo quanto é sítio... Amanhã (aqui são 7h00 mais tarde do que em Portugal) será altura de começar a explorar as imediações e a contribuir para que nos dias 18 e 19 tudo corra pelo melhor... Fica uma foto sacada no aeroporto com o Hugo Sousa e as mascotes dos JOs. FC

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A meio gás!


Depois do Triatlo de Aveiro foi altura para reduzir ainda mais a carga de treino. Uma semana de repouso total, salpicada de umas braçadas no mar e umas trocas de bola com as raquetes no areal.


Aproveitei o período de férias para fazer 3 travessias de mar no circuíto algarvio da modalidade. Pintadinho, em Lagoa, Praia da Rocha e Quarteira foram o palco da acção. Na primeira tive algumas dificuldades de navegação pelo tamanho reduzido das bóias que sinalizavam o percurso. O pessoal que organiza aquelas coisas tem de perceber que, com a cabeça ao nível do mar é impossível ver bóias que servem para balizar as zonas de aproximação à costa das embarcações. Nas restantes as coisas correram bem melhor, mesmo com a água gelada de Portimão a ser algo incomodativa.


A minha mulher esteve em grande estilo, vencendo sempre o seu escalão por larga margem. O meu filho já chega 40 lugares à minha frente... Bom para ele! Provavelmente para o ano serão 80! De resto, acho alguma piada ao espírito "Master" que ali se vive, com verdadeiros Mestres que nos proporcionam grandes lições de vida! Fica a imagem de um deles...


Não interessa onde se chega, mas o que se faz para lá chegar!