Momento de pura concentração antes da partida |
Como ainda me encontro em fase de recuperação da tendinite no tendão de Aquiles, tenho dedicado mais tempo ao treino de natação. Entretanto passei também a integrar a equipa de Masters do Sport Algés e Dafundo e, foi assim que competi em Loulé.
Nadei as provas de 200L, 400L, 200B, 100B e 50B, escolha esta feita em função do calendário de provas e das minhas limitações, evidentes, nos estilos de costas e mariposa. Como objectivo levava o tentar fazer melhor do que os meus registos de há 4 anos, obtidos em piscina curta, e aproximar-me dos ritmos em que acreditava ser capaz de nadar.
Iniciei os campeonatos com a prova de 50B. Não gosto de todo de provas curtas e a coisa não me correu de feição. Mais a mais, havia-me enganado no tempo de inscrição e ia completamente deslocado dentro da série. Todos os outros andavam muito, mas muito mais do que eu. Má saída, péssima chegada e um pirolito pelo meio... Tempo final de 44"99, 21º do escalão.
No dia seguinte, logo pela manhã, os 400L. Uma prova de gestão um pouco complexa e na qual andei aquém das minhas possibilidades. Terminei folgado, mas com um registo algo longe daquilo que acreditava ser capaz de fazer. Com 6'48"99, obtive o 15º lugar do escalão.
À tarde os 100B. Nadei numa série muito equilibrada e a coisa correu como o previsto, ainda que pudesse ter aproveitado melhor a fase subaquática da viragem. Concluída a prova com 1'43"00, na 17ª posição dentro do escalão.
Último dia... 200L logo de manhã. Boas sensações, bom registo (quando digo bom, tenho, obviamente, como referência a minha pessoa). Melhor do que aquilo que pensava ser capaz de conseguir e a ser o mais rápido da minha série com 3'10"75, 16º do escalão.
À tarde, a prova a que todos sorriam quando falava nela: 200B. Sempre ouvi dizer quer era uma prova dura, mais dura quando nadada em piscina de 50m. Pensei apenas que, se tenho pernas para subir serras de bicicleta, durante longos minutos, não ia ser os 200B que me iriam matar. Assim, lá me atirei ao desafio.
As coisas correram bem. As viragens não foram aquilo que eu pretendia mas, sinceramente, queria mesmo era ser rápido na fase subaquática para voltar a poder respirar. Mais uma vez ganhei a minha série, com o registo de 3'41"95, que deu o 10º posto do escalão. Parecendo que não, até acaba por ser uma prova cansativa! :-)
Registo para a equipa do Algés. Agregou nadadores separados por 60 anos; dos 26 aos 85. Juntou todo o tipo de nadadores: os menos bons, com outros, Olímpicos e autênticas lendas da natação nacional. Em suma, vivemos um ambiente de excelência e sã camaradagem, que deixa vontade de repetir.
Nota final para a vitória do Algés, tanto nos sectores masculino e feminino, como na classificação absoluta, tendo, de permeio, alcançado vários recordes nacionais.
A repetir!