domingo, 7 de junho de 2015

Sempre gostei de biomecânica

A posição sobre a bicicleta já depois dos ajustamentos
Já no secundário gostava de Física. Esse gosto permaneceu na Faculdade, nas aulas de Biomecânica, mas acabei por vir a não desenvolver qualquer actividade que lhe estivesse próxima.

Agora, com o interesse pelo ciclismo a coisa voltou a despertar, mais ainda com o gosto pela longa distância e pelas posições de contra-relógio que temos de manter por longas horas num jogo entre o desempenho e o conforto.

Já conhecia o sistema Retül há uns anos mas, apenas ontem, tive oportunidade de realizar um bikefit com recurso ao mesmo, através da empresa Biketreino. E, que dizer? Só posso dizer que se o conhecimento do sistema já me havia deixado entusiasmado há uns tempos atrás, poder utilizá-lo deixou-me perfeitamente fascinado.

Como funciona?
O sistema Retül é considerado um dos mais avançados sistemas de avaliação biomecânica disponível no mundo. Funciona através de sensores de infra-vermelhos para captura de dados, que fazem a leitura do posicionamento do ciclista a cada 2.1 milesegundo, ou seja, 476 vezes por segundo, com margem de erro menor que 1 grau e 1 mm. Assim, a ferramenta cria dados cientificamente objectivos que podem ser utilizados pelo avaliador para um ajuste biomecânico perfeito.

Claro que depois, por detrás do equipamento está o avaliador com o seu conhecimento. Olhando para os dados conseguirá sugerir as melhores alterações para levar os valores para os padrões ideais.

E precisamos nós de gastar dinheiro numa coisa destas?
Sem dúvida que sim. Independentemente do nível de atleta que tivermos, não só nos permite melhorar o nosso rendimento, como o conforto e, ainda, evita a adopção de posições menos correctas sobre a bicicleta que poderão vir a provocar algum tipo de lesão. E nisto das bicicletas gasta-se tanto dinheiro no material, porque não gastar de forma a podermos tirar o máximo rendimento do bom material que temos?

E que experiência?
Pessoalmente, há anos que utilizava a mesma configuração na minha bicicleta de estrada tradicional. Estava seguro de que a posição era boa, cómoda e me permitia uma boa performance. Mas o sistema, totalmente informatizado, mostrou o contrário.

Os homens da Biketreino fizeram-me alguns ajustamentos nos cleats, no avanço e nas manetas e a minha posição sobre a bicicleta, como que por magia, alterou-se para algo muito mais cómodo.

Em suma, recomendo vivamente e agora.... estou mesmo ansioso é por poder experimentar na estrada.

Sem comentários: