segunda-feira, 15 de abril de 2013

Torres Vedras - a abrir a época 2013 com um duatlo Standard!

E pronto! Ontem abri a época de Triatlo 2013.

A prova escolhida foi o duatlo de Torres Vedras, na distância Standard (10, 40, 5)Km. O duatlo é, já de si, uma prova dura, bem mais dura que o triatlo. Na distância Standard as coisas são ainda mais complicadas e, como se tudo isto não bastasse, o circuito desenhado em Torres Vedras é também ele muito exigente. A corrida com muitas curvas fechadas, sobe e desce, variedade de pisos. O ciclismo com diversas quebras de velocidade e um topo que se tinha de ultrapassar por 6 vezes. Encarei a prova como um treino de qualidade. Por isso, desloquei-me para Torres Vedras de bicicleta - 42 Km, em ritmo tranquilo, na companhia dos meus colegas de equipa João Lourenço e Luís Barbosa.

A prova não foi muito diferente daquilo que esperava, mas foi bem pior daquilo que tinha feito no ano passado, naquele mesmo local - cerca de mais 10'.

Os 2 primeiros quilómetros da primeira corrida feitos a 3'35"/Km. Sabia que aquele não era, de todo, o meu andamento nesta fase da época, pelo que abrandei para perto dos 3'55"/Km, perdendo desde logo as minhas principais referências no meu escalão.

O ciclismo foi feito num grupo de cerca de 15 unidades que entretanto se foi formando. Tentei resguardar-me o mais possível mas, na aproximação à zona mais rápida e estreita do circuito, fazia questão de me colocar à frente, a fazer as despesas do grupo para, dessa forma, poder abordar esse troço mais protegido das consequências de eventuais incidentes. Acabámos por ser apanhados por outro grupo que nos sucedia. Esses atletas, mais rápidos, partiram o grupo mas acabei por conseguir seguir com eles.

Chegavam os últimos 5Km de corrida. Saí lento, desde logo. Mesmo assim, a cada quilómetro que passava via o meu ritmo cair, perdendo diversas das posições que entretanto havia conquistado. Fiz o último quilómetro perto dos 5'/Km, o que é algo de miserável. Acabei a prova na posição 57ª - 6º do escalão V2.

Em termos de balanço, julgo que o resultado demonstra bem a minha condição actual. Se o ano passado havia afinado o planeamento para conseguir, desde logo, competir a um nível aceitável, este ano o foco está em Outubro, pelo que tudo se estende mais no tempo. Mesmo assim, o objectivo definido foi cumprido, se bem que é sempre algo amargo ficar distante da nossa melhor prestação.


A minha próxima participação será a 28 de Abril, no Triatlo do Estoril (1,5; 40; 10) Km.

A foto estava no Facebook e ilustra uma fase da primeira corrida.

2 comentários:

Rita disse...

Como eu me sinto pequenina qdo vocês consideram que 5'/km é MAU!!! E eu que ontem nos 10Km de Cascais andei pelo 5'56''/km...
Oh!! Triste vida!!
Rita

Hugo Gomes disse...

A época ainda agora vai no início Fernando.
Temos muitos treinos e muitas competições pela frente.
Um abraço!