segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Today... it's about swimming!

Carlos Alenquer, Rodrigo Carmo, Ricardo Sousa, Gonçalo Carmo,
Diogo Sousa, Nuno Quintanilha, Tomás Fernandes e Bernardo Moreira
Decorreu no passado fim-de-semana o Campeonato Nacional de Clubes da I e II divisões. Julgo que todos serão unânimes: é a prova mais espectacular da natação nacional.

O modelo competitivo é aliciante. Oito equipas na primeira divisão, dezasseis na segunda. Em cada prova cada clube faz-se representar por um nadador. Cada nadador pode nadar um máximo de 3 provas, mais as estafetas. Por prova, à equipa vencedora, são atribuídos 17 pontos (9 na primeira divisão). À segunda 15 (7), à terceira 14 (6) e assim sucessivamente. No final dos dois dias de competição, a equipa mais pontuada é a vencedora.

Há dois anos atrás, a equipa do CNCVG foi desclassificada quando seguia na liderança. Um erro na inscrição de um atleta atirou a equipa, que subiria então à I divisão, para a III divisão. No ano passado venceram a III e, o grande objectivo para este ano passava por alcançar um dos dois primeiros lugares de acesso à divisão principal.

Foi um campeonato imensamente competitivo, onde os mais novos da equipa se superaram, melhorando os seus melhores registos pessoais em todas as provas. Depois de alcançar a liderança na segunda jornada o CNCVG foi acumulando vantagem. Na última jornada, Nuno Quintanilha fez uns magistrais 400m Estilos (alcançou o melhor tempo entre a I e II divisões juntas) e, na prova seguinte, Diogo Sousa vencia os 100m L colocando o CNCVG com uma margem muito confortável.

Tudo ficava para decidir na estafeta 4 X 200L. Bastava não cometer erros na rendição e evitar falsas partidas. Foi isso que os nadadores fizeram, dilatando um pouco aqueles que são os seus normais tempos de rendição, mas chegando ao fim sem sobressaltos. O meu filho Gonçalo integrou a equipa, nadando os 200m L, 400m L e 1500m L e ainda as três estafetas.

Parabéns ao Nuno Quintanilha, Bernardo Moreira, Diogo Sousa, Gonçalo Carmo, Ricardo Sousa, Rodrigo Carmo, aos suplentes Carlos Alenquer e Tomás Fernandes, e aos treinadores José Machado e Edgar Andrade.

Inês Fernandes, Beatriz Carmo, Ana Beatriz Pereira,
Rita Fernandes, Ana Filipa Carmo e Mariana Machado
A equipa feminina esteve também em competição. De possíveis candidatas à descida, no cenário traçado em Setembro deste ano, acabaram a meio da tabela, de forma muito tranquila. Estiveram soberbas. A minha filha Beatriz também integrou a equipa, nadando os 100m L, 200m L, 400m L e as três estafetas.

A foto é do Paulo Fernandes.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Fim-de-semana alucinante!

Paulo Lamego, eu e o Manuel Gonçalves, a caminho de Sagres
A semana que passou foi de muitas consultas ao Accuweather. Saber o estado da meteorologia e desenhar a logística de viaturas e condutores para apoio e regresso fizeram também parte do dia-a-dia. Finalmente, na sexta-feira, a garantia de tempo aceitável e o conhecimento do número certo daqueles que se dispunham a enfrentar o desafio: ligar Tróia a Sagres de bicicleta.

Para mim, foi a décima experiência neste trajecto. Sabia por isso que seria impossível tentar bater o meu melhor registo pessoal. O grupo era muito pequeno e o vento soprava de onde não devia. Mais a mais, o treino não abundava. Fazia mais de 2 meses que não me montava na bicicleta de estrada. Neste período, apenas uma incursão de BTT na Estrela e nada mais que muita corrida, natação e alguma musculação.

Partimos três. O Paulo Lamego, o Manuel Gonçalves e eu, apoiados pelo Pedro Machado. Nas primeiras 2 horas chegámos a Sines, com média aproximada de 34 Km/h. O Lamego impunha o ritmo encaixado na sua bicicleta de contra-relógio.

Aí, fomos absorvidos por um grupo numeroso e mais rápido. O Lamego seguiu, o Manuel ficou e eu acabei por me atrasar também, na expectativa de acompanhar o Manuel. Tresmalhámo-nos e apenas nos juntámos perto de Milfontes onde parámos para comer.

Daí e até ao Rogil, sem novidade. Fizemos então uma paragem mais longa para novo reabastecimento e seguimos para não mais parar até Sagres. O Manuel decidiu ser mais moderado após Aljezur, já que tanto o Lamego como eu tínhamos mais vontade de largar as bicicletas depressa  chegar quanto antes. No fim, um registo tranquilo de cerca de 6h28'

Para o dia seguinte estava prometida mais actividade. Dois desafios: primeiro, o World Gym Challenge, depois uma corrida de remo indoor na distância de 2Km.

O World Gym Challenge consiste num circuito por estações. A cada estação corresponde uma tarefa que temos de cumprir, correcta e rapidamente, para passar à estação seguinte. Optámos por realizar a coisa na classe intermédia - Club Plus, à qual corresponde o seguinte protocolo:

EventMaleFemale
Bike1.5 km1.5 km
Bench Jumps50 (25 each side)50 (25 each side)
Sit Ups - Full3030
Row500m500m
Shoulder Press20 x 20 kg20 x 15 kg
Step Ups30 x 10 kg each hand (5 risers)30 x 8 kg each hand (5 risers)
Bench Press30 x 30 kg30 x 20kg
Treadmill800m @ 3% Incline800m @ 3% Incline
TimeUnder 12 mins (Move upUnder 12 mins (Move Up)
TimeUnder 13 mins (V. Good)Under 13 mins (V.Good)
TimeUnder 15 mins (Good)Under 15 mins (Good)



Última estação: 800m com 3% de inclinação
Foi, não só, exigente, como fantasticamente divertido. Terminei com 12'42" a tentar perceber as falhas e onde podia recuperar os 1'20" que perdi para o Paulo Lamego, o grande vencedor do dia.

O Manuel Gonçalves atento ao meu desempenho



Logo depois, uma dura competição de remo indoor. Foram 2.000m que deixaram a sua marca nos nadegueiros, tal foi o trabalho a que os mesmos foram sujeitos, ainda massacrados do Tróia-Sagres. Extenuante!

Algures em Maio repetiremos a dose!

Fotos do Pedro Machado e da Rita Ramos


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sevilha apresenta novidades!


Se tudo correr como planeado, no próximo dia 24 de Fevereiro estarei em Sevilha para, uma vez mais, correr a Maratona. Será a 29ª edição da prova andaluz e a quarta vez que estarei na linha de partida, uma das quais, apenas para fazer pouco mais de 30Km, a jeito de treino.

A organização promete-nos um novo percurso, com maior presença no centro histórico, mas garantindo um perfil plano e adequado a boas marcas.
A partida será realizada, desta vez, fora do Estádio, o que facilitará a mobilidade nos primeiros quilómetros. A chegada manter-se-á no seu interior, com todas as comodidades que a isso estão associadas.

Desenvolveram um novo site, bem apelativo, e ao nível das boas maratonas que existem por esse mundo fora. Gosto particularmente desta prova. Bom percurso, boas comodidades para os atletas, preço baixo, e logística facilitada. Realiza-se também numa época do ano que me permite treinar de forma empenhada no Inverno, servindo de base para a época de Triatlo que se segue.

Na última edição obtive a 56ª posição, 3º do meu escalão com o registo de 2h43'20".

Fica o vídeo de apresentação.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Na Almirante Reis, um ano depois

A Meia Maratona de Lisboa constituía a primeira acção competitiva no planeamento para Sevilha. Antes, um trote de 7Km desde o Estádio 1º de Maio até à zona de partida, localizada no Cais do Sodré.

Tinha como objectivo correr para 3'45"/Km. Consegui fazê-lo, até ligeiramente mais depressa, até ao retorno, localizado em Algés. A partir daí, vento frontal a complicar as coisas e ainda mais complicado depois do Terreiro do Paço, com a subida da Rua da Prata e da Avenida Almirante Reis até ao Areeiro.

Durante a subida fui apanhado por um duo, mais rápido. Mas, consegui colar-me a eles aumentando a velocidade com que seguia. Fomos passando alguns atletas e chegados ao Areeiro, com terreno plano e protegido do vento pelos prédios, voltei a entrar no ritmo dos 3'45"/Km, que mantive nos dois últimos quilómetros.

No final o objectivo do treino consumado, ainda que não exactamente ao ritmo pretendido. Terminei na 26ª posição da geral, 6ª do escalão, em 1h23'55" (mais 38" do que no ano passado). A maldita subida da Almirante Reis arruína qualquer expectativa de uma boa marca, ainda mais nesta fase de preparação. Não que seja íngreme, mas é uma subida longa e desagradável.

Nota também para a estreia de umas nova sapatilhas. Asics Hyper 33, de que muito gostei. Sem dúvida é a minha marca de eleição no que se refere a sapatilhas de corrida.

A foto é da Rita Ramos e foi tirada já perto do último Km.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Primeiro mesociclo cumprido

Está cumprido o primeiro mesociclo da preparação para a Maratona de Sevilha. Um mesociclo é um conjunto de microciclos, orientados para um determinado objectivo, sendo que aqueles são um conjunto de unidades de treino. O meu planeamento tem 6 mesociclos.

Os treinos tem vários objectivos pelo que são, consequentemente, diferentes. Treinos a ritmo moderado e com cerca de 1h de duração, treinos na pista com intervalos de recuperação que permitam velocidades mais elevadas, treinos em ritmo de prova ou treinos de regeneração, fazem parte do cardápio. Em todas as semanas há também uma sessão mais comprida, que poderá variar entre 1h20' a 2'40', já perto das últimas semanas. Hoje foi um desses dias, com uma sessão de apenas 1h25', por nos econtrarmos numa semana de regeneração.

O Garmin 910XT tem a particularidade de gravar o registo do trajecto (track) através de um sistema de GPS. Depois, no portal da Garmin podemos analisar uma imensidão de dados, que passam pela frequência cardíaca, velocidades, distâncias, tempo, relacionando-os entre si, de modo a obter importantes informações para afinar a prescrição do treino. É um portal que, na minha opinião, pode ainda evoluir bastante neste aspecto.

Para já fica o exemplo do último registo. O de hoje de manhã!