segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Fim-de-semana alucinante!

Paulo Lamego, eu e o Manuel Gonçalves, a caminho de Sagres
A semana que passou foi de muitas consultas ao Accuweather. Saber o estado da meteorologia e desenhar a logística de viaturas e condutores para apoio e regresso fizeram também parte do dia-a-dia. Finalmente, na sexta-feira, a garantia de tempo aceitável e o conhecimento do número certo daqueles que se dispunham a enfrentar o desafio: ligar Tróia a Sagres de bicicleta.

Para mim, foi a décima experiência neste trajecto. Sabia por isso que seria impossível tentar bater o meu melhor registo pessoal. O grupo era muito pequeno e o vento soprava de onde não devia. Mais a mais, o treino não abundava. Fazia mais de 2 meses que não me montava na bicicleta de estrada. Neste período, apenas uma incursão de BTT na Estrela e nada mais que muita corrida, natação e alguma musculação.

Partimos três. O Paulo Lamego, o Manuel Gonçalves e eu, apoiados pelo Pedro Machado. Nas primeiras 2 horas chegámos a Sines, com média aproximada de 34 Km/h. O Lamego impunha o ritmo encaixado na sua bicicleta de contra-relógio.

Aí, fomos absorvidos por um grupo numeroso e mais rápido. O Lamego seguiu, o Manuel ficou e eu acabei por me atrasar também, na expectativa de acompanhar o Manuel. Tresmalhámo-nos e apenas nos juntámos perto de Milfontes onde parámos para comer.

Daí e até ao Rogil, sem novidade. Fizemos então uma paragem mais longa para novo reabastecimento e seguimos para não mais parar até Sagres. O Manuel decidiu ser mais moderado após Aljezur, já que tanto o Lamego como eu tínhamos mais vontade de largar as bicicletas depressa  chegar quanto antes. No fim, um registo tranquilo de cerca de 6h28'

Para o dia seguinte estava prometida mais actividade. Dois desafios: primeiro, o World Gym Challenge, depois uma corrida de remo indoor na distância de 2Km.

O World Gym Challenge consiste num circuito por estações. A cada estação corresponde uma tarefa que temos de cumprir, correcta e rapidamente, para passar à estação seguinte. Optámos por realizar a coisa na classe intermédia - Club Plus, à qual corresponde o seguinte protocolo:

EventMaleFemale
Bike1.5 km1.5 km
Bench Jumps50 (25 each side)50 (25 each side)
Sit Ups - Full3030
Row500m500m
Shoulder Press20 x 20 kg20 x 15 kg
Step Ups30 x 10 kg each hand (5 risers)30 x 8 kg each hand (5 risers)
Bench Press30 x 30 kg30 x 20kg
Treadmill800m @ 3% Incline800m @ 3% Incline
TimeUnder 12 mins (Move upUnder 12 mins (Move Up)
TimeUnder 13 mins (V. Good)Under 13 mins (V.Good)
TimeUnder 15 mins (Good)Under 15 mins (Good)



Última estação: 800m com 3% de inclinação
Foi, não só, exigente, como fantasticamente divertido. Terminei com 12'42" a tentar perceber as falhas e onde podia recuperar os 1'20" que perdi para o Paulo Lamego, o grande vencedor do dia.

O Manuel Gonçalves atento ao meu desempenho



Logo depois, uma dura competição de remo indoor. Foram 2.000m que deixaram a sua marca nos nadegueiros, tal foi o trabalho a que os mesmos foram sujeitos, ainda massacrados do Tróia-Sagres. Extenuante!

Algures em Maio repetiremos a dose!

Fotos do Pedro Machado e da Rita Ramos


1 comentário:

Rita disse...

Tás a omitir a grande almoçarada que se seguiu!!!
Rita