segunda-feira, 16 de julho de 2012

Next: Vitoria-Gasteiz

O último teste antes do Campeonato do Mundo de Triatlo Longo está feito. Foi ontem, em Vila Viçosa, bem no coração alentejano.


Esta mítica prova, que bateu o recorde de participações, concluiu um ciclo de 3 semanas de carga. Também por isso acusei alguma fadiga muscular e não andei exactamente o que havia delineado.


Na água as coisas voltaram a ser sofríveis, numa natação sem fato com os níveis de água da barragem muito baixos - cerca de 8m a menos do que no ano passado. Cheguei mesmo a embater no fundo, por duas vezes. Um registo na casa dos 31'00 nos 1.500m que me atirava desde logo para longe dos meus mais directos adversários. Tenho as deficiências identificadas, pelo que, agora há que trabalhar na sua correcção sem pensamentos no desempenho competitivo.


O ciclismo de Vila Viçosa é selectivo, tanto mais por se tratar de uma prova "non drafting". Ou seja, não se pode andar na roda de quem nos antecede. Significa isso que cada um anda aquilo que vale. Andei forte nos primeiros 25Km. Cheguei mesmo aos 70Km/h e passei imensos adversários, não tendo perdido qualquer posição. De qualquer forma quebrei na parte final, quando o vento passou a estar de frente e fiquei cerca de 4 minutos aquém do meu melhor registo na prova, obtido em 2010. Mesmo assim o 31º registo do dia com média superior a 32Km/h.


A corrida é, também ela, bastante dura. São 10Km com um topo e uma rampa mais longa, pelos quais temos de passar quatro vezes. É um autêntico rompe pernas que eu de todo não aprecio. O segmento foi ultrapassado em cerca de 40'.


Durante o segmento de corrida pude observar os meus adversários mais directos no escalão, nomeadamente o António Calafate e o Gary Blesson. Percebi que já não havia muito a fazer para os alcançar, pois só uma corrida canhão mo iria possibilitar e, não tinha condições para a fazer.


E agora venha o desafio de Vitoria. Até lá será essencialmente para descansar e fazer as últimas afinações na forma. Veremos como corre, pois nunca antes me atrevi a distâncias tão longas. 4Km a nadar, 120Km a pedalar e uma corridita de 30Km para terminar em beleza.


No final 50º da geral, 3º do Escalão V2.

Foto da Rita Ramos

2 comentários:

Bluewater68 disse...

:) «4Km a andar», perdão, seja feita justiça: "4K a nadar", não vá alguém achar que aquilo é um passeio. Parabéns pelo lugar obtido em Vila Viçosa, já que não era uma prova fácil. E ficam os meus votos de uma excelente prestação em Vitoria
Luis Santos
Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

Fernando Carmo disse...

Corrigida a gralha!
Obrigado pela nota :-)