segunda-feira, 28 de maio de 2012

Longo em S. Jacinto

Dois objectivos me moviam no Triatlo Longo de S. Jacinto: chegar a um dos lugares do pódio e fazer um registo abaixo das 4h30'.

Concretizei o primeiro deles ao alcançar a segunda posição no escalão e a tornar-me Vice-Campeão Nacional de Triatlo Longo, no escalão V2, na época 2012. A vitória foi para o Miguel Fragoso, que se tem mostrado inalcançável.

A natação continua a ser um problema. Persisto em não transpor as evidentes melhorias, verificadas em piscina, para as águas abertas. Aliás, consegui mesmo a "proeza" de fazer pior, em cerca de 1'30" do que no ano anterior!!! Confesso que isto me irrita... Se fosse do  tipo depressivo já tinha cortado os pulsos! :-)

No segmento de ciclismo, estreava em competição a minha bicicleta de contra-relógio. A Specialized Transition permitiu cumprir os 90Km do percurso de forma muito confortável e mais rápida do que no ano passado. Mesmo não estando com o nível de ciclismo de então. Fiz a esmagadora maioria do percurso sobre os aerobars, sempre confortável. Comparativamente à edição de 2011 melhorei cerca de 3'.

Da corrida esperava melhor. Apenas na quarta das cinco voltas do percurso consegui correr com alguma qualidade. Fi-lo no sentido de apanhar um atleta - o Paulo Canário, que me antecedia e que julgava ser do meu escalão. Afinal ele é V1 pelo que não contava para as minhas contas. Paguei o facto na quinta volta, onde baixei o andamento de forma significativa. Mesmo assim, um minuto mais rápido do que no ano anterior.

Volto a sair de S. Jacinto bastante satisfeito mas também com a confirmação de algumas ideias. O ciclismo carece de alguma melhoria e deverei ser um pouco mais conservador naquele segmento, se quiser correr ao meu melhor nível. Fi-lo no Longo de Lisboa 2011 e, muito provavelmente, as contas sairão beneficiadas dessa forma.

Tenho de ser mais rigoroso no cumprimento da estratégia de nutrição e hidratação. Meio bidão a menos no ciclismo significou menos água e menos energia. Talvez daí os sinais de alguma desidratação evidenciados.

Palavra para os meus companheiros de equipa que tornaram ainda mais agradável este fim-de-semana. Obrigado Lamego, Machado, Lourenço e Santos.

A primeira foto é do Paulo Lamego e mostra o pódio: Miguel Fragoso, eu e o espanhol Alfredo Sierra.

A segunda é minha e ilustra os preparativos da véspera.


4 comentários:

Hugo Gomes disse...

Parabéns pelo teu desempenho Carmo.
Parece que estamos os dois com os mesmos problemas (a natação que teima em não melhorar e a corrida que podia ter sido melhor), embora com as devidas distâncias...
Um abraço!

Jordão Alves disse...

Parabéns Campeão .

sica disse...

Vê bem como é que estás no meu subconsciente que quando sai do parque para a corrida com um moço 20 anos mais novo que tu, ainda lhe disse embora Carmo, devia estar mesmo com o cerebro pouco oxigenado, aperta contigo malandro. Agora só me falta escapar ao SG GIGANTE, não se adivinha tarefa fácil.

david caldeirao disse...

agora já só páras em Vitoria-Gasteiz, vamos até lá fazer mais uma grande fiesta como no ano passado em Pontevedra.
treina que isso(da natação)passa... ;)