domingo, 22 de abril de 2012

Havia 7 anos que não fazia isto...



A última vez que competi num Duatlo Standard (10Km, 40Km, 5Km) foi em 2005, na Azambuja. Já não me lembrava do quão duro é este formato de competição. De tal forma, que para acrescentar mais uns quilómetros, decidi deslocar-me de bicicleta até Torres Vedras. Ficou feito o aquecimento com 42Km ondulados realizados previamente.


Iniciei os primeiros 10Km de corrida num bom ritmo. Contudo, a partir da terceira de quatro voltas reduzi um pouco um ritmo e fui incapaz de me manter num grupo que integrava bons ciclistas e que antevia um bom andamento no ciclismo. Cumpri a primeira corrida (9500m) em 34'04". O percurso de corrida era difícil. Um misto de terra e alcatrão, curvas a 90º, subidas, descidas.


O percurso de ciclismo era também ele bastante duro. Topos e rotundas a obrigarem a relançamentos do andamento. Perdi, logo ao início, um primeiro grupo de 4 unidades. Fui pouco depois, absorvido por um outro grupo, este já mais numeroso. Acabámos por alcançar o tal grupo que eu havia perdido antes e assim nos mantivemos até final. Bom andamento, com média de 35,5Km/h, com as rotundas a serem passadas com velocidade. No final, consegui destacar-me e ser o primeiro a entrar no Parque de Transição.


Comecei a correr a sentir o peso do treino, menos aprimorado, nas pernas. Mesmo assim encontrei um ritmo razoável para o estado em que me encontrava mas, na última das duas voltas finais entrei em perda e deixei afastar os meus adversários mais próximos. Fiz um registo sofrível de 19'26" em 4800m.


Acabei por perder o primeiro lugar do escalão V2 na última volta de corrida. Mesmo assim, pela primeira vez baixei das 2h00 numa prova desta distância. Fiz 1h59'36" o que deu para o 52º lugar da geral e o segundo do escalão V2 ganho, muito justamente, pelo António Calafate. Ele fartou-se de trabalhar no ciclismo, eu não tive condições para o fazer.


Ainda há bastantes quilómetros para percorrer para afinar a máquina. Continuemos!







6 comentários:

Hugo Gomes disse...

Depois de uma maratona fantástica é agora chegada a vez de te voltares a aplicar no Triatlo.
Bons treinos!

Jordão Alves disse...

Parabéns! Grande prova com grande aquecimento, ao nível dum maratonista.
Boa sorte
Abraço.

Paulo Renato Santos disse...

tantas queixas para quem faz 2º lugar... mais um danoninho e vais à medalha de ouro :-)

abraço

António Almeida disse...

Parabéns, boa continuação.

João Correia disse...

Medalha de Prata é sempre um grande lugar, caramba! Parabéns, companheiro.

Mandie disse...

Hi, Nice post. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back.

Thanks!

Mandie Hayes
mandie.hayes10@gmail.com