segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Planos furados!

As corridas de São Silvestre, disputadas no dia do patrono, ou em data próxima, marcam o panorama do nosso atletismo de fim de ano. Este ano, na perspectiva de encaixar quilómetros de preparação com vista à Maratona de Sevilha, decidi fazer as S. Silvestre de Lisboa e da Amadora. A primeira tinha partida marcada pelas 16h00, na Praça dos Restauradores, enquanto a segundo, saía às 18h10 junto a Alfornelos. A estratégia de prova estava bem definida. Em Lisboa rolar, tranquilamente, a 4'00"/Km para, na Amadora, andar ao máximo, que naquele percurso significaria algo na casa dos 36'00". E assim foi. Um final de tarde eleição em Lisboa. Comecei tranquilo e muito confortável, mesmo a subir do terreiro do Paço para o Saldanha, podendo desfrutar cada centímetro da bela Lisboa (não obstante o estado miserável do pavimento em algumas zonas). Nos últimos 2Km estraguei a média, acelerando, desnecessariamente, para registos na casa dos 3'29"/Km e 3'20/Km. A primeira estava feita conforme os planos! Mas o pior estava para acontecer: o trânsito completamente bloqueado. O carro parqueado na zona certa, mas na rua errada. Foram 50' para chegar do Príncipe Real ao Largo do Rato! A correr, tranquilamente, até lá (9,3Km), teria feito esse tempo, o que me teria permitido chegar perfeitamente a horas! Estamos sempre a aprender. Em suma, não tive como chegar a horas à Amadora e ficou quebrada uma tradição com já alguns anos e coarctado o treino previsto em metade! Agora é altura de continuar a carregar. Vêmo-nos em Benavente, em meados de Janeiro. Bom ano!

3 comentários:

Rodrigo Silva disse...

Caro Fernando, Aconteceu-me o mesmo !!! estavamos estacionados na mesma rua só que eu mais a frente. Quando passei por si com a minha filha disse-lhe "mais uma que esta feita" longe estava eu de pensar que iamos levar quase uma hora a sair dali !!! Bons treinos e melhores provas sem lesões, com saude e sem atrasos :-)))

Anónimo disse...

Quando leio «rolar, tranquilamente, a 4'00''/Km» apenas fico a pensar como gostaria de correr assim. O melhor que fiz foi em séries, onde corri 4 x 1Km em 4'25'', com 3' de descanso entre arranques. Estou agora a tentar imaginar manter esse ritmo por mais 10Km. Utópico :)
Parabéns por essa prova. E daqui a 363 dias, há que pensar se o Metro não será uma alternativa válida para garantir a transição entre essas duas provas.
Bons treinos para a maratona de Sevilha

Joana Loures disse...

A Meia Maratona de Lisboa tem site novo, Facebook e Twitter. Quem vai fazer a ponte a pé este ano?