segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Recorde pessoal em Benavente!

Em 1199, a fixação de colonos estrangeiros na margem sul do Tejo, conduziu ao surgimento da povoação de Benavente. Seguramente, nessa altura ninguém imaginaria que, passados mais de 800 anos, centenas de atletas se deslocassem àquele local para... correr! Ontem, a dita vila ribatejana, recebeu uma prova de 15Km com duas vertentes: Campeonato Nacional de Estrada de atletismo e, também, prova aberta, para os não federados entusiastas da modalidade. Sendo o evento onde se atribuía o título de campeão nacional de estrada, não pude deixar de estranhar a sua pobreza. É preciso recuar uns bons anos para me lembrar da última vez que corri numa prova sem controlo electrónico de tempo. Também raramente vi os atletas aquecerem em frente à linha de partida e, momentos antes, serem comprimidos contra aqueles que, entretanto, já se tinham posicionado atrás da mesma. Para ajudar à festa a partida foi dada com atletas à frente da respectiva linha. Mas, isso são detalhes e, o que importava mesmo era a performance na competição. A ideia era fazer um treino longo com qualidade. Não consegui correr os 60' prévios, inicialmente previstos. Esse tempo foi reduzido a pouco mais de metade. Dada a partida lá fugi da confusão. Com os primeiros quilómetros abaixo de 3'30"/Km. Acabei por encontrar um bom ritmo e passar a 17'30" aos 5Km, a 35'35" aos 10Km e a terminar em 53'45. Estabeleci assim um novo recorde pessoal na distância melhorando em mais de 1'30" o meu registo na Corrida dos Sinos (Mafra) realizado em 2007, pouco antes da Maratona de Londres, a de muito boa memória. Havia mais de 2 anos que não melhorava qualquer das minhas marcas em corrida. Depois de várias contrariedades, não deixou de ser estimulante a marca agora obtida. Faltam 5 semanas para o primeiro grande objectivo de 2012. Julgo que ainda há condições de melhorar um pouco mais o desempenho. Assim corra tudo como o previsto e sem sobressaltos até lá. A Rita Ramos não tirou fotos desta vez. Esteve do lado de dentro, a correr também.

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Carmo

david caldeirao disse...

a maratona de Sevilla promete..., vê lá não te estragues nas próximas 5 semanas :-)

Rita disse...

Sim, a Rita desta vez esteve do lado de dentro, aliás, a equipa CNCVG na prova aberta estava bem recheada de atletas e todos se portaram muito bem! Eu própria corri a distância pela primeira vez e com um resultado que ficou muito acima das minhas expectativas.
As vacas que se preparem pois os tempos de pastar estão a ficar para trás, ;)
As fotos podemos agradecer à Ana Maria Serôdio, mãe do João Serôdio, que entre os pingos de chuva bem se esforçou por nos apanhar a todos!
Bjs Rita