segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Um fartote de triatlo em Gaia


Foi em Gaia, na zona da Afurada, que decorreram os campeonatos europeus de Triatlo Sub23, Youth e também, a última jornada da Taça de Portugal de Triatlo. Depois de no sábado assistirmos a uma magnífica vitória do João Silva na prova masculina, domingo, pela manhã, fomos nós a lançarmo-nos ao Douro.
O mês de Agosto é sempre problemático para treinar. Para além de umas provas de mar algarvias e de outras tantas voltas de bicicleta, não houve o que se chama treino, com a sua essência de planeamento e objectivos. Foi mais um "andar por aí", pelo que não esperava um desempenho muito favorável.

A natação decorreu ao nível habitual, com uma paragem para compor os óculos que uma cotovelada alheia me havia enterrado com violência nos olhos. Um registo final de 13'38" na primeira metade do pelotão. O segmento de ciclismo era exigente. Era técnico, com duas subidas que podiam causar algumas dificuldades e anular o efeito dos grupos. Acabei por fazer o 24º registo do dia, apenas cerca de 1' mais lento que os melhores. Diverti-me imenso nas curvas sinuosas da zona urbana e pude tirar alguma vantagem das subidas que percorremos por 4 vezes, ainda que eu prefira subidas mais longas. A corrida final, apesar do registo nos 30 melhores do dia, não me satisfez totalmente. Isto porque na se
gunda volta não consegui acompanhar aquele que viria a ser o vencedor do meu escalão, ficando na sempre ingrata 4ª posição a 33" do primeiro e a 18" do pódio.

Contudo, o grande objectivo do dia passava pela classificação da equipa. Aí sim, com o Francisco Machado e o João Serôdio, conseguimos a 10ª posição que nos permitiu garantir o almejado 15º lugar na Taça de Portugal, uma substancial melhoria relativamente à época transacta.
A próxima presença será na terceira etapa do Campeonato Nacional Individual Absoluto, em Setúbal, já no final do mês.

A foto do Douro é minha
A foto do ciclismo é da Rita Ramos


3 comentários:

João Correia disse...

Foi muito bom, companheiro, muito bom.

david caldeirao disse...

para quem começou o ano com uma lesão!!! estás a sair melhor do que a encomenda ;-)
abraço,
mais uma vez estão todos de PARABENS ai em Caxias!!!

Ricardo Francisco disse...

Excelente Fernando. Cada vez melhor.quando vens de férias já sei que essa natação está melhor ! Espero que até ao fim da época ainda melhores mais. Um abraço e obrigado pelo apoio que me destes.
Devagarinho estou a ir...