segunda-feira, 19 de julho de 2010

E agora venham as férias


Está cumprida a primeira fase da época de triatlo. Com os objectivos adaptados é certo, mas julgo que acabou por ser bastante positiva.

Neste fim-de-semana, Aveiro e a sua ria foram o destino da família triatlética. Na tarde de Sábado, na distância olímpica, cumpriu-se a segunda etapa do Campeonato Nacional Absoluto. A primeira havia sido na Madeira e a próxima será em Setúbal. Apurados os dois melhores resultados de cada atleta, os 80 melhores carimbarão o seu passaporte para a Grande Final do Estoril. Na manhã do dia seguinte, o Campeonato Nacional de Equipas, por estafetas, que é sempre uma prova de extrema diversão e de grande competitividade.

Dadas as características da ria, que afunila num canal logo após a zona de partida, o segmento de natação em Aveiro é sempre muito físico. Muito contacto, que dificulta a progressão, especialmente quando alguém atrás de nós insiste em afundar-nos as pernas, ou a fazer a braçada nas nossas costas. Lá consegui sair da água num modesto registo de 28'18", junto a um grupo, o que me fazia pensar ter companhia para os primeiros quilómetros do ciclismo. Nada mais errado. Ninguém de entre eles tinha um ritmo semelhante e todos iam ficando para trás. Como resultado, um segmento de ciclismo com dificuldade acrescida por causa do vento e feito a solo em 1h09'36". Por fim, a corrida final, onde segui num ritmo tranquilo de gestão de esforço, com um registo de 41'36", adequado à minha condição actual. No final 44º absoluto, com o registo de 2h21'09".

No dia seguinte, participei no Campeonato Nacional de Clubes, integrando uma das duas equipas que o C.N. Colégio Vasco da Gama apresentou. A constituição das equipas foi alvo de grande discussão. Havia que decidir entre constituir a melhor equipa absoluta, para almejar o Top 12, ou fazer uma equipa de Veteranos, para tentar o pódio. Pesados os factos e a opinião da maioria, decidimos constituir uma equipa teoricamente mais apta, no sentido de alcançar os prémios monetários atribuídos às 12 melhores da competição. Infelizmente não fomos bem sucedidos, tendo terminado no 15º posto absoluto.

Sabemos agora, olhando para as prestações das diferentes equipas, que tivéssemos nós constituído a equipa de Veteranos, teríamos celebrado no mais alto lugar do pódio. Assim, fomos todos tomar banho mais cedo e esquartejar uma pizza no Fórum Aveiro antes de regressar a casa.

Agora é tempo de férias, de descanso, de travessias de mar, de momentos em família e de treino ao sabor do desejo.

Até breve!

A foto é da Rita Ramos

Podemos não ser das equipas que mais anda no pelotão, mas seremos, seguramente, a equipa mais fotografada! :-D

1 comentário:

david caldeirao disse...

bem que perguntei se tinham equipa de veteranos!!! com o azar(furos) do trioeste e do louletano as coisas ficavam de feição para vocês..., para a próxima pensam melhor nisso(lugar à geral??? isso é para os putos-elites...)
já em relação à equipa mais fotografada??? desculpa mas ai não damos hipotese.... ;-) http://louletanodctriatlo.blogspot.com/