quarta-feira, 25 de abril de 2007

London Stats


TREINO
Nº de dias de preparação: 93
Nº de sessões: 107
Volume de treino: 1.356 Km
Volume de treino: 117 h
Provas disputadas (5): GP Fim da Europa, 20Km de Cascais,
Meia de Lisboa, Corrida dos Sinos, Maratona de Londres

MATERIAL
Sapatilhas: 2, Asics Gel Kayano, Asics Nimbus VII
Equipamento de competição: Nike e sapatilhas
Asics DS Trainer
Gel: 5 pacotes GoldNutrition Morango durante a prova.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

2h38'24"



Uma grande corrida!!!!

Uma grande corrida sob todos os aspectos mas, sobretudo, do ponto de vista pessoal, regresso de Londres bastante satisfeito com a minha performance. Fixei um novo record pessoal por mais de 4', baixei a barreira das 2h40' e atingi o objectivo a que me tinha proposto: correr na casa das 2h38', naquele que é um percurso algo duro e de perfil serrilhado ainda que plano.

Londres, enquanto evento, superou as minhas melhores expectativas. Quando comparado com Paris foi, do meu ponto de vista, melhor. Do meu ponto de vista porque, quem não teve a sorte de partir na Green Start, como eu parti, queixar-se-á de uma partida lenta e de muito tráfego...
Apesar de Londres ser uma cidade mais cara do que Paris e de ser necessária extrema atenção no trânsito, há vários pontos que jogam a seu favor: melhor e maior Feira da Maratona, mais voluntários, mais público, muita organização, excelente rede de transportes.

Foi, de facto, um fim-de-semana em beleza! Começou com o prémio da Adidas, ganho pelo facto do Amaral ter identificado, no painel gigante da marca, a nossa mensagem. Uma mensagem deixada meses antes via net e que sendo encontrada na imensidão do referido painel dava direito a uns brindes. Assim, lá recebemos uma prenda Adidas.

Desportivamente, a prova, correu-me de feição. Apanhei o Sérgio e o Jourdan, julgo que ligeiramente após a passagem à meia. O grupo que então formámos foi-se desfazendo e acabei só com o Jourdan. Por momentos pensei tê-lo deixado para trás também; mas minutos depois, ele passava-me de esticão. Fiquei na dúvida: vou com ele? ... Não vou? Fui... Acabámos por fazer uns tremendos 10Kms finais, contra o vento, sempre a despentear gente, ombros colados, ritmo forte, lado a lado, ouvindo os incentivos do público.

Tal como tinha ficado prometido na Corrida dos Sinos, onde também chegámos juntos, acabámos ao sprint! Ele foi mais forte, mas o meu real time final, ligeiramente mais curto, já que parti mais atrasado. Se em vez do Jourdan tivesse sido um qualquer desconhecido, eu teria ficado. E nunca teria alcançado semelhante marca, para a qual contribui o incansável e constante apoio do público londrino: são 26,2 Miles de adeptos que vibram como se de um jogo de futebol se tratasse.

Parabéns sem execepção a todos os Monstros da Maratona presentes. Àqueles a quem a coisa correu menos bem... lembrem-se que o próprio Gebresselassie, também ficou pelo caminho com o estômago num fanico. Ontem ganhei-lhe! :-D

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Flying to London!


Entrei na última semana de preparação com algum cansaço muscular. Julgo que nada de muito grave, nada de que não recupere facilmente.

Na quarta-feira será dia de pista, para aferir a frequência cardíaca em Marathon Pace. Na quinta-feira, depois de uma breve e ligeira corrida de regeneração matinal, voarei para Londres.

O grupo é numeroso, com andamentos para todos os gostos... Bem... para quase todos, pois ali não há ninguém que baixe das 2h30'.

De qualquer forma os dados estão lançados. Apesar de esta preparação ter sido aquela em que mais me afastei do planeamento, abordarei a maratona londrino com o treino de corrida bem sustentado. Desde Novembro de 2005 que quase todos os dias corro. A velocidade está bem e recomenda-se, o peso corporal também. A minha única dúvida ocorre do facto do trabalho de volume, não ter sido completado conforme o desejável. Veremos! O objectivo será, mesmo assim, obter uma marca na casa das 2h38 e desfrutar o mais possível, na companhia dos meus amigos, numa cidade que não visito há cerca de 15 anos...

Para a semana trarei o testemunho da Maratona de Londres 2007... corrida com as minhas pernas...

Até lá!

domingo, 1 de abril de 2007

Bom teste!


Estava frio, muito frio em Mafra, onde me desloquei para a Corrida dos Sinos, o último teste competitivo antes da Maratona de Londres. Nunca antes havia corrido a esta prova. Fiquei cliente! Gosto da zona, tem um traçado simpático, boas acessibilidades, é perto de casa e disputa-se numa distância que aprecio!

Encarei esta competição como um treino de qualidade em Marathon Pace (3'45"/Km). Antes, corremos 1h00, cerca de 12Kms, mudámos rapidamente de roupa, de sapatilhas, colocámos dorsal e chip e ala para a partida... Infelizmente, tive de partir bem cá de trás, mas nada de muito grave para quem ia sem ambições competitivas.

Primeiro km com imenso tráfego. Travagens, desvios, arranques, mais travagens e mais desvios... 4'01" no primeiro quilómetro a adicionar aos 15 segundos com que havia ficado logo na partida... Enfim...

De qualquer forma ia entusiasmado para tentar apanhar os meus parceiros: Amaral, Sérgio e Jourdan... Apanhei o Miguel Graça: - Eles vão aí 100m à frente... - Ops... lá vão eles! Só mais um esforço. Entretanto, apanhava o Amaral e fazemos cerca de 2 Kms juntos... Rodava a 3'38", 37", 36", 31"... Vão ali!!! E lá foi um km a 3'25" para colar ao Jourdan e ao Sérgio. Integrei o grupo que andava um pouco mais lento e então sim, lá seguimos em Marathon Pace, conforme previsto. O Amaral que entretanto descolara juntou-se-nos de novo e fizemos todo o restante percurso coladinhos. Algo que até provocou um comentário da assistência: - Olha aquela quadra... Todos tão juntinhos...

E foi assim mesmo que cortámos a meta: juntinhos... Mas não que não houvesse avisos mútuos: - Se chegarmos assim a Londres... Vai ser à morte!!! :-D

Em suma: uma boa corrida, um bom teste, 55'18" no final, 74º Geral, 16º Escalão, a uma média de 3'41"/Km...

Agora, a três semanas de Londres é sempre a aliviar...

NOTA: ao procurar na net uma foto dos carrilhões de Mafra, descobri um interessante site: http://sinos.cousinha.pt/